O Mestre

BIOGRAFIA OFICIAL MESTRE JAIMINHO


Jaime Alves Pimenta, mineiro, nasceu em 06 de março de 1966, na cidade de Belo Horizonte.
Ainda na pré-adolescência, por volta dos 11 anos, influenciado pelo seu amigo Paulo Henrique (Nuca) que praticava capoeira, começou a acompanhá-lo e imitá-lo em seus passos e ginga. No início, desengonçado e persistente, não imaginava que mais de duas décadas depois seria consagrado com a corda vermelha, conferindo-lhe sua posição como mestre.

Acompanhado de seu amigo, observava os capoeiristas mais velhos que realizavam apresentações regulares nas rodas das praças da Liberdade e Sete de Setembro, localizada em sua cidade natal. Neste período, conheceu Cobra Mansa e Mão Branca - que na época, ainda não eram mestres - e foi então que iniciou, em curto período, os treinamentos dentro da capoeira.


De família humilde, enfrentou dificuldades financeiras que o fizeram distanciar dos treinos "oficiais" e a aproximar da capoeira de rua. Durante 07 anos praticou sozinho e também de forma aleatória com João Poronga e Rogério Angoleiro, capoeiristas referências da época. Teve a oportunidade de treinar, por 04 anos, com Mestre Reinaldo, no grupo Morro de Santana, depois integrou-se ao Artes das Gerais, dos Mestre Nem e Museu (atualmente o grupo é presidido apenas pelo Mestre Museu), onde adquiriu o título de mestre em setembro de 2002 e está até hoje.

Dois meses após, sofreu um acidente que poderia mudar totalmente o rumo da sua vida.
Impossibilitado de andar, os médicos não alimentavam expectativas, a probabilidade de continuar na capoeira era baixa. Persistente, enfrentando dificuldades físicas e financeiras, voltou a dar aulas amparado por muletas. Contrariando o que os médicos disseram, recuperou-se plenamente e ainda hoje permanece em pé, gozando de plena forma física, dando aulas na cidade de Belo Horizonte e Nova Lima.

Sempre teve anseio em compartilhar todo o conhecimento adquirido. Quando conquistou o título de instrutor, dava aulas em salões comunitários para crianças e adolescentes carentes. Na sua própria comunidade, realiza um trabalho desde os anos 80, abrindo caminhos e oportunidades, resgatando a autoestima, confiança e esperança não só dos pequenos, mas também dos adultos.

Com sede de aprender, participa de eventos e cursos, estimulando os seus alunos a fazer o mesmo. Também realizou diversos workshops, palestras e cursos na Europa e América do Sul.

Para ele, a formação de seus alunos precisa ser mais ampla, vai além das técnicas, pois também preocupa-se com a formação intelectual e humana. Desta forma, promove a cidadania, através da Cultura e do Esporte, estimula os alunos a pesquisarem a História do povo brasileiro, formando assim capoeiristas pensantes, que podem contribuir para a resistência de um povo, colaborando diretamente para uma sociedade mais justa, igualitária, pacífica e inclusiva.

Mestre Jaiminho tornou-se exemplo no meio em que vive, prestigiado e adorado pela sua simplicidade e humildade e pelo capoeirista que se constituiu. Apesar de tantos desafios já superados, para ele a virtude mais importante é a dedicação, não só para estruturar-se em um grande Mestre, mas também para estabelecer-se como um grande Homem.


Em 01/02/17, de uma forma pacífica, Mestre Jaiminho se desvincula do Artes das Gerais e em 29/04/17, inicia seu trabalho solo como fundador do Belo Arte Capoeira. A partir dessa data inicia-se uma nova jornada capoeiristica.